Mariana Gouveia · Scenarium Livros Artesanais

Enrolo em laços e fitas

a linha do tempo presente
Nirlei Maria Oliveira

(palavr(Ar)

Nirlei querida,

Parece que você desenhou minhas manhãs em seu poema. Eu devia dizer olá, como vai? e começar a escrever, mas me vi banhada pela sua poesia. Ganhei intimidade e o poema pediu a carta e o livro pediu ar…. Como se aspira Palavr(ar) sem perder o ar?

Eu também escrevi várias cartas de amor que não enviei. Algumas, embolei e desamassei por desacato ao amor. outras, desenhei passarinhos em envelopes e coloquei tudo certinho, com código de endereçamento postal, endereço, versos, e com as letras – não tão bonitas também – enviei. Posso confessr que em algumas nunca tive respostas?

E sobre laços e fitas, ainda tenho um pedaço – já esgarçado – da fita de veludo laranja que minha mãe amarrava em meus cabelos. Ou enrolava nas tranças.

As minhas manhãs também são regadas às asas. Tenho adornos de bem-te-vis no meu quintal. A disputa pelo melhor lugar do comedouro, a asa a plainar na árvore seca da casa da vizinha, o canto a marcar canções em dias de sol.

A única diferença é que o sol aqui, não tem vergonha. Ele por si só reina poderoso tão logo que nasce e silêncio também aqui não tem vez. Camacicas disputam espaços com meu Chiquinho – o beija-flor que chama de meu – e os bem-te-vis – que disputam com os cães o prato de comida. Há chilreios nos nomes mais variados de pássaros e há um bem-que-vi-eu-que-te-vi numa disputa comigo para chamar atenção.

E há o crochê e nem é para a rotina imposta não. É para cumpri prazos das encomendas antes que o Natal venha. Me enrolo em linhas e agulhas também. Mas também me envolvo nas suas palavras e respiro nessa manhã tão comum a nós duas e tão distantes.

Que seu dia seja salvo nos cantos, na arte e no amor. Todas as manhãs e em cada pedaço do seu dia.

abraço carinhoso
Mariana Gouveia
Projeto Blogvember – Scenarium Livros Artesanais
Participam juntos comigo: Lunna Guedes – Obdúlio Nunes Ortega – Roseli Pedroso e Suzana Martins

12 comentários em “Enrolo em laços e fitas

  1. Querida, Mariana! Não sei lidar com tanta beleza e poesia nas linhas e entrelinhas da sua carta. Estou emocionada. Me vi em sua casa, passeando pelo seu quintal! Quanta doçura em suas palavras-bem-te-vis que cantam para alegram o meu dia! Muito Obrigada e um abraço bem apertado!

    Curtido por 2 pessoas

  2. Eu confesso que fiquei perdida nas linhas de crochês, imaginando laços, furos e todos aqueles passeios de agulhas, linhas, tecidos. Tinha uma senhora que fazia uma espécie de cordinha e queria tentar me ensinar. Disse a ela que não tinha dedos para tal. Era toda atrapalhada. E eu imagino como seria engraçado dizer a ela que costuro livro. rs

    Curtido por 2 pessoas

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.