blogvember · Das palavras das cartas · Mariana Gouveia · Scenarium Livros Artesanais

3 – Coração transplantado procurando resquícios do que já foi humano

Eva,

te contei que vi um ônibus inteiro de Evas? A banda cantava uma música estranha, mas o nome escrito na parte lateral do ônibus me lembrou você. O tum tum dos instrumentos musicais me fez lembrar seu coração.

Lembrei-me de que há quase um ano atrás você renascia e de sua história tão longa em sua vida curta de menina.. dias desses, eu a vi, atravessando a rua, de pés no chão e não resisti e registrei. Não consegui pegar o riso, nem seu olho curioso para viver.

Em algumas de nossas conversas você quis saber de quem seria o coração que você ganhou. E lembro-me de dizer que era seu, já que você ganhou – Seria de uma pessoa boa? alguém feliz? – de dentro do meu abraço respondi que essa seria sua missão na vida. Transformá-lo em um coração feliz e vendo seu riso, atravessando a rua de pés no chão.

Estou guardando as cartas que te escrevo para a gente ler algum dia, mas tenho certeza de que esse coração carregará a leveza do seu viver e trará dentro dele todo resquícios de humanidade que a vida te dará para além da rua de cima.

Um beijo carinhoso,
Mariana Gouveia
BlogVember via Scenarium Livros Artesanais
Participam comigo:
Lunna Guedes – Obdúlio Ortega – Roseli Pedroso e Suzana Martins

* De acordo com o Ministério da Saúde, no primeiro semestre de 2023, foram realizados 206 transplantes de coração no Brasil, um aumento de 16% em relação ao mesmo período do ano passado 1. Além disso, a ABTO divulgou que, no mesmo período, foram realizados 4247 transplantes no país, sendo mais de mil de fígado e pouco mais de 200 do coração . Ambos os órgãos também bateram recorde histórico de transplante.
Ainda de acordo com a ABTO, no primeiro semestre de 2023, foram realizados 2.9 mil transplantes de rim no Brasil. Entre eles, meu irmão, que recebeu um rim e está em recuperação. O número de doadores efetivos no primeiro semestre deste ano em comparação com os anteriores foi o maior registrada nos últimos 10 anos. No entanto, mais de 40 mil pacientes estão à espera de um órgão. E destes, 92% aguardam por um rim, entre elas, minha irmã caçula, que sofre de insuficiência renal crônica.

COMUNIQUE Á SUA FAMILÍA QUE VOCÊ É UM DOADOR!

5 comentários em “3 – Coração transplantado procurando resquícios do que já foi humano

  1. Uma bela missão de vida… isso me fez lembrar de uma história escrita-rascunhada e que não voltei a ela. O médico que consertava corações, menos o dele, que ele quebrou e não sabia como remendar-arrumar.
    Em alguns momentos do dia, ele nem o sentia bater.
    Eu deixei a história de lado porque não queria contar do ponto de vista masculino e ainda não encontrei uma personagem feminina para nortear a história. Acho que preciso de uma Eva (adulta). rs

    bacio

    Curtido por 2 pessoas

  2. Ah, que história incrível! Mas acredito que vai encontrar logo. Eva está resistindo bravamente os efeitos de ser transplantada… Quem sabe daqui a alguns anos ela consiga ser sua Eva.

    Curtir

  3. A narrativa delicada e sensível destaca não apenas a importância do ato de doar órgãos, mas também a humanidade que permanece nos corações transplantados. A história evoca uma reflexão sobre a vida, a esperança e a gratidão, tocando especialmente aqueles que enfrentam a jornada de transplantes e aguardam por essa chance. Que os corações continuem a carregar a leveza do viver.

    Curtido por 2 pessoas

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.