Das palavras das cartas · Mariana Gouveia · Scenarium Livros Artesanais

cabem dois pais em um só coração?

Pai,

era uma estrada, aquela que a gente pensava que era trieiro – de tanto que passávamos – e que mostrava o descampado para além da floresta. Hoje, busco o mesmo caminho dando voltas no quintal.

Sabe, a sua filha anda cheia de perguntas e não vejo mais ninguém que possa responder… fico buscando as respostas em conversas antigas e que só me levam para as lembranças.

Eu escrevo essa carta dividida para você e o pai do Lauro, que você só viu pequeninho. Embora, a carta seja direcionada para você, pai, o pai do meu filho vai ler também como se fosse para ele. Não posso separar o homem que me criou e me fez tão ciente do mundo do homem que me faz ser alguém no mundo.

Acho, pai, que não poderia ter escolhido pai melhor para o menino, para o adolescente e para o homem que se formou dentro de suas vontades. Eu quis que o pai do meu filho fosse exatamente – até com os mesmos defeitos – igual a você.

Ele ri das minhas bobagens, se zanga de coisas menores, mas é imenso em segurar minhas mãos. Das minhas memórias, pai, você era o vigia das vontades nossas. Sete filhos da mesma mulher e só depois veio mais um… já com o pai do meu filho foi diferente… a vida levou um e ele, que era tão pleno de ser pai desejou ser mais que pai. Desejou ser amigo e assim é…

A data se torna obsoleta nesse domingo estranho… agosto é esse tempo de fogo, de secura, de fumaça no céu… lembro-me, pai, do senhor cuidando dos aceiros para proteger a lavoura e da florada dos ipês. Foi vendo a florada dos ipês com o senhor que me apaixonei pelas árvores.

E foi pensando em meu encantamento pelas árvores, pai, que o pai do meu filho plantou o ipê que hoje abriu suas flores mais uma vez no meu quintal. O amarelo doura o chão e eu penso no senhor e abraço o pai do meu filho aqui em extensão ao meu abraço para o senhor.

Te amo e amo ele, de maneira especial e única!
Mariana Gouveia

Estamos em Agosto e por isso, temos BEDA.
Participam comigo:
Lunna Guedes – Obdúlio Nunes Ortega – Roseli Pedroso – Suzana Martins e Bob F

12 comentários em “cabem dois pais em um só coração?

  1. O que não cabe mais no meu coração é a saudade que sinto do meu pai e a saudade do meu irmão, que também é pai, e nos deixou em um setembro ainda frio de alguns anos atrás.
    E o cabe é este teu imenso coração feito palavras no coração da minha saudade.
    O meu abraço carinhoso a todos vocês.❤️

    Curtido por 1 pessoa

    1. Ah, Fernando! Me sinto honrada com isso… que as minhas lembranças sejam portadoras do amor de vocês, seja em qual dimensão for.
      Grata sempre e que seja um dia especial para você. Abraço carinhoso

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.