Mariana Gouveia

As leituras de 2020.

“Seja lá qual for o material que de que nossas almas são feitas,
a minha e a dele são dos mesmo.”
Emily Bronte

Geralmente, não faço um balanço dos livros que li ao longo do ano. Como disse em outros posts, minha estante é limitada. Não tenho muitos livros… minhas leituras ganham contornos com adoção de amigos, algum presente que ganho e os livros da Scenarium Livros artesanais que preenche minha estante com sua arte, fitas e histórias lindas.

2020 foi um ano diferente. Li muito e confesso que li bem menos do que gostaria. Comecei 2020 lendo Alice, uma voz nas pedras, romance de Lunna Guedes, como parte do Clube do Livro da Scenarium. Alice foi um golpe no estômago, foi falta de ar. Li Alice em 2020 três vezes. A primeira, como participação no Clube; a segunda, em uma leitura on line para uma amiga de Portugal, já em plena pandemia e por fim, a terceira, em um grupo de mulheres que sofreram agressões de seus maridos/namorados,etc. Embora já tivesse lido Lua de Papel – I, II e III – também de Lunna Guedes, na época de seus lançamentos, li novamente, da mesma forma on line para a mesma amiga. Receituário de uma espectadora, de Roseli Pedroso com suas crônicas deliciosas.
Devo confessar que foi uma das coisas que me ajudou a suportar o isolamento, durante todo o período mais crítico.

O que sol fez com as flores, de Rupir Kaur foi um sopro de vida:
“essa é a receita da vida
minha mãe disse
me abraçando enquanto eu chorava
pense nas flores que você planta
a cada ano no jardim
elas nos ensinam
que as pessoas
também murcham
caem
criam raiz
crescem
para florescer no final”

O tempo da violetas, de Sarah Jio, O Morro dos ventos uivantes, de Emily Bronte devorei em quase uma semana os dois livros. Li também Razão e Sensibilidade, de Jane Austen… Foram os mais marcantes.

Foram 48 livros lidos entre janeiro a dezembro de 2020. Não dá para enumerar cada um, mas confesso que foi acalentador no ano louco que vivemos… A leitura me salva… os livros me fizeram mais leves… Comecei o ano lendo Aos Sábados, de Lunna Guedes e há mais quatro deliciosos livros a minha espera. E você? Qual livro está lendo nesse momento?

Mariana Gouveia
Blogagem Coletiva
Scenarium Livros Artesanais

Ana Claúdia Soriano — Obdulio Nuñes Ortega — Roseli Pedroso Lunna Guedes

5 comentários em “As leituras de 2020.

  1. Acabei de ir a prateleira e pegar o Mário… os três livros de poesias que tenho dele aqui. Afinal, amanhã é aniversário dessa cidade e achei que era válido ler o homem e seu olhar local.
    Quanto ao ano que passou… adorável estar entre as suas leituras e ver todos esses livros em tuas mãos. Um incentivo ao salto no escuro. rs

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.