Diário das quatro estações · Mariana Gouveia · Scenarium Livros Artesanais

Ser escritor — o confronto das emoções

Escrever é esse roubar de almas que o escritor se atreve. Vê o personagem, imagina, cria e dá-lhe voz e movimentos… Ou não!

Eu, por exemplo, no Lado de dentro – meu primeiro livro – me senti como se tivesse aberto o caderno de infância, da adolescência e expus as poesias guardadas no coração, sem deixar de ser a mulher que era e sou.

Já, no Cadeados Abertos – Diário das Quatro Estações, foi como tirar aquele cadeadinho do diário, onde os segredos são revelados – Foi libertador – e deixasse ali, ao alcance de quem quisesse folhear. E pode apostar que muita gente quis. Se você quiser adquirir, é aqui que tem a chave.

Corredores foi falta de respirar. A história chegou, caiu em meu colo e mesmo que eu não quisesse falar, Maria gritava. Não me deixava dormir. Queria escancarar a verdade e revelar seus medos, angústias e sua história. Não resisti. Aceitei as regras e Maria ganhou voz através de minhas palavras. Foi doido, doído e emocionante. Em alguns dias, eu chorei, em outros, sorri e respirei liberdade.

Portas Abertas, foi o grito no abismo a espera do eco e o afago de mão no amor de Maria. Ainda respiro a liberdade dela e o alívio das páginas encerradas dentro do que chamo de resiliência. Nada seria mais compensador.

Mas, a emoção de quem escreve está na derme, à flor da pele e grita. Você vê a moça no banco da praça e já dá nome, lugar, morada e amores. O moço da reciclagem ganha trilha sonora e vestimenta em uma madrugada feita de silêncios. O confronto das emoções é diário e compensador.

E você? Quais emoções te confrontam dentro do que escreve?

Mariana Gouveia
Scenarium Plural Editora

11 comentários em “Ser escritor — o confronto das emoções

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.